Certificados
A Cofaco detém o estatuto “Dolphin Safe” atribuído pelo “Earth Island Institute”, assegurando que nesta pescaria não são capturados nem molestados golfinhos. A monitorização destas pescas é realizada, desde 1998, pelo Programa de Observação para as Pescas dos Açores, POPA.
O certificado “Friend of the Sea” atesta a sustentabilidade das pescarias, assegurando que o pescado é capturado de forma responsável, em zonas onde não existe sobre exploração de stocks, e com mínimo impacto para o meio ambiente. Foi atribuído em 2001 à pescaria de atum com arte de salto-e-vara.
A Cofaco é certificada pela BRC Global Standards, um programa líder de certificação da qualidade e segurança, que garante a estandardização dos critérios de qualidade, de segurança e operacionais, e que assegura que os fabricantes cumprem as suas obrigações legais e protegem o consumidor final.
A COFACO Açores concluiu a sua adesão ao programa Marine Stewardship Council para a Pesca Sustentável, obtendo a certificação da cadeia de custódia do MSC.
Com esta certificação, a COFACO dispõe de uma nova ferramenta para a seleção e controlo da sua principal matéria-prima, no âmbito das compras de pescado.
A adesão a este programa e a obtenção da certificação MSC é uma aposta e uma demonstração do compromisso da COFACO com a sustentabilidade das pescas e proteção da biodiversidade marinha, como garantia do futuro dos oceanos para as gerações vindouras.
Associações
Através da APASA, Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores, a Cofaco é membro da International Pole & Line Foundation. Assim, contribui para o desenvolvimento e promoção de pescas sustentáveis, através da técnica de salto-e-vara.
A Cofaco coopera com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, apostando na investigação científica com vista à preservação da vida marinha e um “uso” sustentável do Oceano Atlântico. Este programa abrange projetos a nível nacional e internacional.